Guest Nation: Brasil… Tudo é.

Do dia 13 ao dia 16 de junho, aconteceu em Firenze, na Italia, a exposição Guest nation: Brasil…tudo é.

A semana dedicada à moda masculina Pitti Immagine abriu sua temporada de trabalhos trazendo a primeira edição do projeto guest nation, que teve como protagonista o Brasil: nação/continente detentora de grandes movimentos sociais, culturais e econômicos, além de ser um protagonista absoluto no panorama internacional no presente e no futuro.

O propósito do guest nation é abrir uma janela com um olhar inusitado sobre as novas e frescas matrizes criativas emergentes de países convidados, definindo uma densa expressividade que dão forma às constelações atuais. Essa proposta vem com a intenção de manifestar todo o sincretismo de identidades e origens dos grupos sociais brasileiros, vindos de diferentes latitudes do país sul-americano, geograficamente definido como um lugar mítico de irradiação de criatividade. “Tudo é”, sobretudo, é uma outra possibilidade de entendimento de uma mostra de arte: mudanças, performances, música e desenvolvimento rítmico articulados no breve intervalo de quatro noites em uma área nunca antes utilizada na cidade.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=afKLEA_DRWo]

Forçadamente parcial – como qualquer reconhecimento subjetivo em um país/mundo como Brasil – “Tudo é” se apresenta em dois andares: um térreo, dedicado à vocações musicais e performáticas (com live media, performances, concertos, DJ set e projeções); e um segundo, que hospeda instalações e exposições (algumas especialmente concebidas aqui) do que é mais singular e representativo no cenário audiovisual. Artes visuais, música, cinema e performance formam os elementos constituintes de visões ideais de um país que detém consigo a tradição e as raízes do modernismo sulamericano com a expressão estética mais conteporânea, capaz de misturar diferentes emergências criativas atuais. Como a frase que diz que onde há multidões existem múltiplos talentos, essas riquezas de um país que se mantém veloz, mas com sensibilização, como o Brasil, proporciona tudo para atingir sua auto-confiança e caminhar ao objetivo de apresentar um futuro melhor ao mundo, principalmente para a Itália, onde ainda não foi totalmente compreendido.

Por quato dias, artistas como Runo Lagormarsino, Pablo Nenglidio, os inclassificávels artistas visuais e musicais Chelpa Ferro, musicistas como Siri, mas também DJs e produtores como Nado Leal, demonstraram pouco do pensamento e o desejo em forte expansão, promovendo o encontro de Firenze (Florença) e Brasil para que, futuramente, gerem um amalgama original, onde a liberdade de pensamento, de expressão, de fantasia e imaginação, construirão o panorama do guest nation: Brasil… Tudo é.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=aNjuQqRNgfA]

A curadoria do evento ficou por conta de Batman Zavareze, designer mutidisciplinar e criador do festival Multiplicidade.

Publicado em Uncategorized por blogmultiplicidade. Marque Link Permanente.

Sobre blogmultiplicidade

O Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental.

1 pensou em “Guest Nation: Brasil… Tudo é.

  1. muito legal. só achei estranho você não mencionar o duo TETINE, que está no texto que você traduziu, mas mencionar todos os outros músicos. São um super duo pouco valorizado no Brasil, mas muito, como o texto diz (famous duo Tetine), na Europa. Cuidado com o boicote, mesmo não intencional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *