Impressões da Abertura 8ª Temporada

Rabotnik – Apresentação no pátio do Oi Futuro

Vamos Estar Fazendo – Pedro Sá/Guitarra, Contrabaixo Eletromagnético e Domênico Lancelloti/Bateria, Berimbau Elétrico

Paulo Nenflidio – criação dos instrumentos Baixo Eletromagnético, Berimbau Elétrico e do Vírus

Festa de Encerramento com DJ set de Maurício Valladares

No dia 13 de Setembro, o Oi Futuro Flamengo abriu as portas de todo o centro cultural para a chegada da oitava edição do Festival Multiplicidade, trazendo o encontro inusitado da improvisação experimental com instrumentos analógicos e digitais únicos no mundo e com uma cartela de artistas convidados especialmente para o dia.

A proposta dessa noite especial de abertura era ocupar todo o centro cultural com uma séria de atividades conectadas, inciando com uma atração musical no pátio com o grupo, três apresentações no audiovisuais no teatro e um DJ set com lançamento do livro.

O tema dessa edição era o trabalho do artista plástico Paulo Nenflídio, que realiza uma pesquisa musical com interferências musicais radiofônicas e instrumentos analógicos modificados, junto com o trabalho da dupla Vamos Estar Fazendo, formada pelos músicos Pedro Sá e Domenico Lancelloti.

Abrindo a noite, os músicos do Rabotnik abriram o Festival na área externa do Oi Futuro Flamengo. Ainda sob uma fina garoa, a banda conseguiu ecoar algumas de suas composições no pátio, sendo interrompidos pelo apertar da chuva. Rapidamente ficou decidido pelos próprios músicos que a apresentação seguiria para dentro do centro cultural para evitar que se danificasse os equipamentos eletrônicos, evitando assim seu cancelamento.

Três obras de Paulo Nenflidio estavam presentes para uso do Vamos Estar Fazendo e seus improvisos, ora guiadas pelas guitarras de Pedro Sá, ora pelas percussão da bateria de domênico Domênico. No centro do palco estava a obra Vírus, que captava radiofrequências e movimentos do público e dos músicos e reagia com sonoridades rasgadas.

Consistindo em torno de 45 minutos, cada sessão foi dividida em dois atos.

No primeiro ato, os músicos improvisavam em cima de temas elaborados pelos dois. Pedro utilizava um pedal que pré-gravava suas bases, dando a impressão do teatro estar com mais de um guitarrista, e continuava tocando e compondo em cima dessa pequena “parede sonora”, o que parecia uma verdadeira escultura sonora modulada por diversos efeitos de pedais e uso da guitarra até como instrumento semi-percursivo.

Pedro usava sua guitarra não só de forma harmônica, mas  brincava com trocas de captadores e leves pancadas no instrumento para criar novos sons, enquanto que sua comunicação não-verbal com Domênico gerava uma espécie de regência para onde a apresentação iria.

No segundo ato, os músicos deixaram seus equipamentos soando sob as bases pré-gravadas na guitarra. Domenico, então, foi para o Berimbau Eletronico enquanto Pedro assumiu o Contrabaixo Eletromagnético. Este último, captava freqüência de uma rádio FM e era distorcido conforme o guitarrista soava como um baixo normal

Maurício Valladares, pesquisador musical e radialista, começou sua apresentação no térreo e, de forma totalmente orgânica e sem qualquer ensaio, tocou enquanto o Rabotnik, recém-movido para o interior do prédio, o acompanhava improvisando em cima das batidas e grooves selecionados por ele. A banda seguiu para terminar sua apresentação com mais 40 minutos de suas músicas e improvisos, cedendo novamente o palco ao DJ.

Mais de 300 pessoas estiveram no Oi Futuro Flamengo assistindo o Vamos Estar Fazendo e, em seguida, prestigiando o lançamento do livro-catálogo em uma festa que se estendeu até meia noite no Centro Cultural.

Com oito anos de Multiplicidade, a tarefa de inovar e apresentar novos projetos e horizontes artísticos se torna cada vez mais um desafio. Mas, com o viés de sempre trazer novidades, o projeto acaba se reformulando e encontra forças motrizes novas para se reinventar. E foi isso que aconteceu nessa noite: um verdadeiro passeio pela improvisação e pela criatividade de artistas que se propõe a sair de suas zonas de conforto.

Publicado em Sem categoria por blogmultiplicidade. Marque Link Permanente.

Sobre blogmultiplicidade

O Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *