Lise e L_ar no Multiplicidade

Lise (Daniel Nunes) e L_ar (Leandro Araújo) são uma dupla de artistas multimídia de Belo Horizonte, Minas Gerais, que utilizam paisagens sonoras como linha de trabalho, criando uma espécie de imersão audiovisual em ambientes captados previamente, sendo musicados ao vivo junto à projeções interativas.

Este conceito, desenvolvido pelo compositor e estudioso de ambientes R. Murray Schafer, define que sons ou combinações sonoras são, na verdade, o que se chama de ecologia acústica de um local. Tanto barulhos vindo de fontes naturais (como o vento, pássaros) como de intervenção humanas (buzinas de carros e fala, por exemplo) formam uma ambientação rica de informação e matéria-prima.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gcu04E5-3JM]

A apresentação iniciou-se do lado de fora do teatro, onde, utilizando o Skype e um telefone com acesso à internet, Lise captava e enviava sinais sonoros que interagiam com as projeções dentro do teatro. A obra tomou forma em quatro atos, divididos em diversas regiões pré-mapeadas pela dupla, executadas ao vivo com a utilização de instrumentos musicais reais, como bateria e um vibrafone.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, os artistas replicaram diversas partes de sua cidade-natal, como o Parque Municipal e a Praça Sete de Setembro, mesclando a novos sons captados no ambiente do Oi Futuro Flamengo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>