Multi_03_11>Scanner

Robin Rimbaud, conhecido como Scanner, é um produtor musical de Southfields, Londres que utiliza diversos dispositivos inusitados como telefone celulares e aparelhos policiais para usar em suas apresentações ao vivo.

Atuando desde 1991 e conhecido por realizar um trabalho que utiliza-se de sons, espaço, imagens e formas de modos completamente não convencionais, Scanner busca inspiração no que chama “sons da metrópolis moderna”, trabalho este que gerou admiração de artistas como Björk, Aphex Twin e Karlheinz Stockhausen, nomes extremamente conhecidos internacionalmente.

Acumulando notoriedade, Robin compôs a trilha do livro-áudio “O Inferno de Dante”, que conta com a participação de Laurie Anderson. Também realizou remixes e produções da banda inglesa Radiohead. Já nos últimos anos, Scanner migrou para outras mídias ao criar trilhas para espetáculos como Dr. Jekyll & Mr Hyde, no ano de 2010 em Londres, além de assinar trilhas para filmes e desfiles de moda.

Contando com uma vasta discografia, suas apresentações ao vivo contam com uma grande carga visual, onde o artista utiliza diversas técnicas de projeção para acompanhar sua música eletrônica e experimental.

Robin traz para o no Festival Multiplicidade  sua performance Borders, Unto the Edges, onde as pessoas são convidadas a uma imersão sonora criada em tempo real pelo artista somada à sua projeção de linhas, cores e formas abstratas.

Sentado no meio do teatro, Scanner cria, manipula e edita seu som produzido com bastante complexidade, onde o auditório entra em uma imersão produzida pela troca de camadas e sonde o som é esculpido, criando o que o artista chama de um “paisagem sonora”, que se move do abstrato ao minimalista.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=i3i9SHA7cBM]

Vencedor de diversos prêmios de arte, música e tecnologia, seu trabalho hoje se encontra no Science Museum London (Sound Curtains), no The Darwin Centre at the Natural History Museum London e o Northern Neuro Disability Services Centre in Newcastle UK (Turning Light).

Publicado em Uncategorized por blogmultiplicidade. Marque Link Permanente.

Sobre blogmultiplicidade

O Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *