Selva

lumi02

Lumisokea é um projeto colaborativo da dupla belga-italiana formada por Koenraad Ecker e Andrea Taeggi.

A dupla lançou esse segundo álbum Selva pelo selo holandês Eat Concrete em novembro e 2012. Enquanto o selo tem sido anfitrião de outros artistas mais abertamente experimentais , Selva apresenta formas mais clássicas de experimentalismo , mais parecido com o trabalho atmosférico de artistas como Alva Noto que a obra focada em batidas caóticas de artistas como Daedelus.

A música se sente tanto convidativo e inquietante ao mesmo tempo , reverberando sons de piano quentes são intercaladas com rajadas de ruídos e sons de grades de concreto. Abertura faixa ‘ Disert ‘ talvez os epitomes que os temas atravessam o álbum o melhor , misturando piano preparado com ritmos dub taciturno, assim como artistas como Oneohtrix Point Never (através de sintetizadores intercalados)

Apesar do clima atmosférico, a aposta do espetáculo é o dub e o dub techno. Utilizando essas camadas pré-gravadas de instrumentos acústicos (como o piano preparado seguindo a bula de John Cage), a dupla sobrepõe sons e os manipula ao vivo.

Andrea é o responsável pelas batidas e andamento da música, enquanto Koenraad distorce os sons pré gravados com efeitos Glitching , mas usado uma sutileza raramente vistos. Através desse processo de recorte-e-colagem, a dupla vai guiando o público, então imerso em um ambiente completamente escuro e envolto em fumaça.

 

A carga visual do espetáculo é simples, porém impressionante. Um potente projetor localizado na frente da dupla utiliza barras de luz criadas pelo artista Legoman. Apoiadas por uma densa fumaça produzida por um hazemaker, esses faixos criam figuras tridimensionais e hipnóticas em cima do público e que variam de acordo com os batimentos, andamentos e texturas selecionadas pelo Lumisokea.

Musicalmente, o Lumisokea utiliza gravações de campo (paisagens sonoras) retrabalhadas e gravações de instrumentos acústicos, alinhados a ritmos mais contemporâneo como o dub e o dub techno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>