Festivais que inspiram #1

Manter um festival por 10 anos é um verdadeiro desafio. Mas antes do nosso, muita gente boa acreditou que também era possível e colocou em prática a experiência de refletir sobre arte e tecnologia. A partir de hoje, vamos dividir com vocês aqui no blog alguns festivais que nos inspiram a trilhar o nosso caminho.

ARS ELECTRONICA (Austria)

ars electronica

Presente no calendário Austríaco desde 1979, o festival surgiu como um projeto-piloto que tinha como principal ideal enfrentar questões importantes sobre o futuro e concentrar essas investigações sobre o nexo da arte, tecnologia e sociedade.

Essa continua sendo a essência do Ars Electronica que o faz ser considerado uns dos mais importantes festivais de arte de mídia do mundo. Simpósios, exposições, performances, intervenções e diversos shows passaram por Linz, na Áustria. Cada vez mais multifacetado, desde 1986 o festival tem sido realizado anualmente e dedicado à um tema específico.

VIDEOBRASIL (Brasil)

videobrasil

No ar desde 1983, o Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil é o principal encontro artístico do Sul Geopolítico e é conhecido por reunir a safra pioneira de artistas e realizadores de vídeo (foi uma das primeiras grandes inciativas dedicada a essa linguagem). Realizado em São Paulo a cada dois anos, busca mapear, difundir e debater a produção emergente desse circuito. O Festival assume também um importante papel de diálogo com produções consolidadas de todo o mundo, exibindo artistas de renome internacional. No ano passado, o festival comemorou três décadas com uma mostra especial, revisitando todas as edições anteriores e mergulhando na sua própria história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>