Happenings 2011 – Quem são

Happenings - capaCuradoria > Batman ZavarezeExposição > Galeria 1 > Explosões (Gabriela Maciel)Exposição > Galeria 2 > Distorç˜oes (Siri)Exposição > Espaço do Cofre > Sublevação (Paulo Vivacqua)Performance > 06 e 13 de Agosto > Franklin Cassaro
Mesa de Discussão > 06 de Agosto > Tatiana BacalMesa de Discussão > 06 de Agosto > Paulo Sérgio DuarteMesa de Discussão > 06 de Agosto > Bia LessaMesa de Discussão > 06 de Agosto > Luiz Alberto OliveiraPerformance > 06 de Agosto > Gabriela MacielPerformance > 06 de Agosto > Nado Leal
Performance > 06 de Agosto > Lui CoimbraPerformance > 06 e 13 de Agosto > Siri & Fausto FawcettPerformance > 06 de Agosto > Os RitimistasDJ Set > 06 de Agosto > Os Ritmos DigitaisMesa de Discussão > 13 de Agosto > Rafael CardosoMesa de Discussão > 13 de Agosto > Márcio Botner
Mesa de Discussão > 13 de Agosto > Lauro CavalcantiPerformance > 13 de Agosto > Debussy Bach RestaurantPerformance > 13 de Agosto > Sonic JuniorDJ Set > 13 de Agosto > Maurício ValladaresHappenings #2

Happenings 2011, um álbum no Flickr.

Dos dias 06 a 14 de Agosto acontecerá na Casa França-Brasil pela segunda vez o projeto HAPPENINGS, que conta com minha curadoria.

Ao contrário do Multiplicidade, onde a tecnologia é o foco principal, aqui estarão expostos trabalhos de diversos artistas contemporâneos brasileiros, mesas de discussões, além de performances e DJ sets aos sábados. A intenção aqui é ser um evento de arte coletiva, baseado no improviso, onde a arte decorre de performances executadas ao vivo com o mínimo de estrutura necessária. O artista aqui assume o papel de carregar consigo o risco, de ousar, de buscar sair de padrões convencionais e zonas de conforto.

No Happenings, buscamos com que haja conexão entre artistas, a exemplo do Multiplicidade, mas sem esse aparato tecnológico que envolvem projeções e outras formas de gerar ambientes visualmente carregados. Trouxemos em duas mesas de discussões diversos pensadores contemporâneos para debater o cenário artístico atual. No primeiro sábado de ocupação, dia 06, convidamos Tatiana Bacal para mediar uma mesa de discussão com a Bia Lessa, Luiz Roberto de Oliveira e Paulo Sérgio Duarte para discutir a arte e seu consumo nos dias de hoje, e se há uma diferenciação na visão do papel da cultura no mundo contemporâneo/digital. Se estamos presenciando uma nova revolução tecnológica, que afeta todos os campos criativos, de que maneira esta revolução afeta as nossas vidas nas últimas décadas?

No sábado seguinte, dia 13, o historiador da arte Rafael Cardoso participa novamente do Happenings, dessa vez mediando uma mesa composta por Lauro Cavalcanti, Marcio Botner e Fausto Fawcett, que discutem a espetacularização na arte contemporânea. A mistura de arte e vida, derrubando velhas barreiras de mediação, era um dos principais objetivos de artistas da década de 1960 e 1970. Será que essa revoluçao chegou ao seu fim? Nunca se produziu e consumiu tanta arte quanto hoje, pelo menos no Brasil. Devemos comemorar? Até que ponto as relações com a mídia e as instituições estão estimulando ou sufocando a criação artística? Será que quanto maior a visibilidade da arte, menor sua profundidade? Invertendo a pergunta, será que ainda é preciso ser marginal para ser herói?

Sábados serão dias muito especiais com nossa tradicional ocupação da casa como um todo, com a proposta de que esses artistas não se distanciem do público em cima de um palco, mas façam isso com o público na sua frente, juntos. Como fará Siri e o Fausto Fawcett, que trazem uma performance quase completamente não-digital chamada Distorç˜oes, que utiliza-se de instrumentos físicos, sonoridades oriundas do músico junto à e a poesia do Fausto. Gabriela também vem com uma performance interessantíssima chamada Explosões, apresentada em alguns poucos lugares fora do Brasil, onde seus movimentos ao dispersar miçangas traduzem a música que é criada pelo dj Nado Leal e o violoncelista Lui Coimbra. É um misto de dança e artes plásticas. Completando esse quadro performático, temos Franklin Cassaro com sua imensa “casa de jornal”, a OCAÔCA.

As duas primeiras obras estarão abertas, entre os dias 6 e 14 de agosto, para visitação do público junto com a inédita Sublevação do artista Paulo Vivacqua.

O HAPPENINGS oferece espaços ao trabalho de performances de outros vários artistas atuais e expressivos, como o Debussy Bach Restaurant (formado por Paulo Vivacqua e Cláudio Monjope), Sonic Jr, Os Ritmistas (Dany Roland, Domênico Lancelotti e Stephan San Juan), além do tradicional DJ set feito pelos Ritmos Digitais (dia 06) e pelo Maurício Valladares (dia 13).

Com isso, trazemos esse clima e espírito de desafio para dentro da Casa França-Brasil. Essa é a proposta do Happenings: desafiar, quebrar paradigmas e trazer apresentações marcantes sem exageradas produções.

Publicado em Uncategorized por blogmultiplicidade. Marque Link Permanente.

Sobre blogmultiplicidade

O Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *