Miguel Ortiz, pesquisador do SARC

Miguel Angel Ortiz Pérez é um compositor e artista mexicano som baseado em Belfast. Nascido em Hermosillo Sonora, ele foi envolvido em uma vasta gama de atividades relacionadas à música moderna e arte sonora. Ele trabalha profissionalmente como compositor, engenheiro de som, conferencista, editor de partituras, promotor e designer de som.

Esporadicamente, ele participa como intérprete em conjuntos como BLISS, Grupo Controle e M &B; onde explora uma vasta gama de realização de midias que vão desde instrumentos acústicos tradicionais, como violoncelo e trompete, para o desempenho de improvisação, com laptop, bio-instrumentos e hiperinstrumentos .

Miguel formou-se no Conservatório de las Rosas em Morelia, México sob seu mentor Eduardo Solís Marín antes de buscar um mestrado no Sonic Arts Research Centre da Universidade Queen de Belfast sob a orientação de Ricardo Climent e Rebelo Pedro. Atualmente é doutorando na SARC, focando o uso de interfaces biosinais para aplicações musicais, sob a supervisão do Professor Michael Alcorn e R. Dr. Benjamin Knapp.

O artista se apresentará no dia 15/11 logo após Marco Donnarumma no HAPPENINGS@PANORAMA@MULTIPLICIDADE 2012 uma performance com imagens e sons gerados a partir de ondas cerebrais e também de batimentos cardíacos.

Sentado em uma cadeira no meio do palco, Miguel utiliza emoções para alterar reações de sinapses neurais, captando-as através de eletrodos para criar uma atmosfera sonora e influir nas projeções criadas para a apresentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *