Quem é Ryoichi Kurokawa

Ryoichi Kurokawa é um artista audiovisual japonês residente em Berlim, cujos trabalhos audiovisuais se desdobram em instalações e performances. O artista captura paisagens naturais que ele mesmo interfere de forma tecnológica através de softwares específicos para abstração de sentidos.

Também responsável pela composição dos temas minimalistas, Ryoichi se inspira e tem como seu campo investigativo a natureza em imagens como cachoeiras ou em paisagens urbanas, como prédios. Seu trabalho, como ele mesmo frisa, se dá pela hibridização de capturas analógicas junto à essas interferências e tratamentos digitais.

Por isso, Ryoichi define suas peças (como  Rheo, que será apresentado no Multiplicidade dia 27 de Setembro) como esculturas que utilizam algo que nenhuma outra forma de arte pode: o tempo.

Segundo o artista, toda e qualquer peça criada por ele possui uma história e uma narrativa pela qual ele tem a pretensão de demonstrar alguma idéia ou abstração ao público através de apenas suporte imagético e sonoro. Como ele próprio diz, “O idioma de áudio-visual pode ser visto como um verdadeiro vernáculo contemporâneo global.”

Seus filmes parecem como se estivéssemos em um sonho acordado onde, de repente, ocorre o congelamento de imagens e desfoques ópticos.

Uma cachoeira se forma simultaneamente nas três telas, rios fluem no meio de penhascos em claro-escuro, em um universo abstrato de rizomas gráficos e pixels evanescentes, desenvolvendo uma narrativa cinematográfica inquieta criada pelo artista. Acompanhando essas improváveis ligações visuais entre a natureza e modernidade, uma música eletrônica como mínimo granular aumentando a espacialidade através de um sistema de som 5.1.

Ryochi apresentará no Multiplicidade o Rheo, sua obra vencedora de diversos prêmios internacionais, como o Golden Nica do Ars Electronica na categoria Digital Musics & Sound Art.

Multiplicidade 2012 – Ryoichi Kurokawa – RHEO

Dia 27 de Setembro de 2012

Oi Futuro Flamengo

Publicado em Sem categoria por blogmultiplicidade. Marque Link Permanente.

Sobre blogmultiplicidade

O Multiplicidade_Imagem_Som_inusitados é um festival de performances audiovisuais que acontece desde 2005 no Rio de Janeiro e que mostra ao público um amplo repertório de atrações no Oi Futuro Flamengo e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O seu principal conceito é unir em um mesmo palco arte visual e sonoridade experimental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *