Pra todas as idades: Multi_KIDS

MULTI_kids

Inspirado em diversos festivais de arte e tecnologia que apostam em uma programação para o público infantil, o Festival Multiplicidade apresenta pela segunda vez uma proposta de entretenimento e informação para a nova geração Z, homenageada também no Livro-Catálogo de 2012.

O primeiro piso do Centro Cultural Oi Futuro recebe a partir das 16h essa garotadinha que já nasceu ávida por tecnologia e novas formas de comunicação, verdadeiros nativos digitais, com uma vídeo-instalação interativa do Coletivo ANATOMIC, seguindo de uma performance da banda UKULELADIES.

Instalação interativa >>> 16:00 -18:00 >>> Air Guitar

Air Guitar é uma performance interativa criada no ano de 2004, que fez parte do espetáculo RAW do COLETIVO ANATOMIC, formado por um grupo de artistas e engenheiros e dirigido por Alvaro Uña. RAW é um espetáculo audiovisual para teatro que já foi apresentado em 16 países da Europa, Ásia, América do Sul, África e Austrália.

Levando em conta que na época ainda não existiam as tecnologias que conhecemos hoje como: Kinect, Wii, Ipads, tablets e smartphones, Air Guitar reunia três técnicas digitais que era o que existia de mais avançado e estava na vanguarda da visão artificial, geração de sons em tempo real e realidade aumentada.

A técnica de Air Guitar funciona com um sistema de visão artificial onde uma câmera capta os movimentos das mãos, detectando apenas a cor vermelha das luvas, o braço da guitarra é representado por uma linha que vai de uma mão a outra e os trastes são divisões nessa linha. O algoritmo de geração de som em tempo real produz sonoridades moduladas pela inclinação do braço virtual, integrando a realidade aumentada a uma tela de vídeo que sobrepõe as mãos do artista ao instrumento virtual.

Performance >>> 17:00 – 18:00 >>> UKULELADIES 

O Ukuleladies nasceu através da peça teatral PRIMEIRA VISTA, com direção de Kike Diaz, com as atrizes Mariana Lima e Drica Morais (ambas tocam Ukulelê e cantam) em cena.

Como o próprio nome diz, o Ukeleladies tem como foco as duas vocalistas e o som do Ukelelê, instrumento de origem havaiana e já parte do universo de composição popular. Utilizando melodias doces e suaves, o grupo faz versões lúdicas de diversos artistas brasileiros e internacionais e seus maiores sucessos, mas em uma levada descontraída para esses jovens inquietos.

O som, a atmosfera, o improviso, a descontração, a diversão é o guia musical desta apresentação com regência de Lucas Marcier (baixo e teclado) e Fabiano Krieger (Violão e Guitarra).  A banda ainda conta com a presença do baterista Raphael Miranda.

>>>> Serviço – MULTI_KIDS – Atividades Lúdicas Digitais

29 de Agosto de 2013

16:00 – 19:00 > Air Guitar (instalação interativa)
17:00 – 18:00 > Ukeleladies (performance)

Entrada franca

Rua Dois de Dezembro, 63
Rio de Janeiro – RJ
(0xx)21 3131-3060

Curadoria _ Batman Zavareze

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *