Archimedes – Luzes e robôs em ação no Oi Futuro Flamengo

MULTI_05_BLOG

Em parceria com o artista visual Emmanuel Biard e engenheiro David Leonard, Daedelus criou a máquina que atende pelo nome de Archimedes. Este aparato dispõe de 36 grandes espelhos móveis, cada um controlado com dois servo motores (um para o eixo X e outra para o eixo Y) .

Estes pequenos robôs foram programados para realizar uma variedade de movimentos coordenados, mas ainda controlados individualmente. Estes interagem com projetores de curta distância que brilham conteúdo de vídeo, cor e forma contra os espelhos para que você possa ver a imagem projetada, bem como o ambiente refletido na superfície. Esse material é então complementado com diversos outros artifícios, como gelo seco.

“A música eletrônica ao vivo ainda está em sua infância. Anos de esforços vindos de pioneiros como Kraftwerk, The Orb, Chemical Brothers criaram caminhos importantes para definir o que significa estar no palco usando um computador ou sintetizadores.

Mas só nos últimos 10 anos nós realmente começamos a ter ferramentas na mão que permitem que a música comece transcendendo o computador e os recursos visuais, para que possamos sair dos paradigmas anteriores de shows de rock e seus clichês. “

7414500214_0635dd0bd8_z

Ele acrescentou: “Meu show é principalmente sobre formas auditivas longas, inclinações libertação lenta e melódica e algum noise-y clímax. Archimedes permite movimentos muito complementares, em grande parte graças ao controle hábil de Emmanuel Biard nesses efeitos visuais impressionantes. “

Em um fórum, Biard explica: “A sincronização não é sempre perfeita, mas eu tento o meu melhor. Nosso raciocínio por trás dessa abordagem é que os sistemas reativos tendem a tornar-se obsoletos muito rapidamente e não respondem à energia ou fluxo de um show, apenas para a entrada do usuário. Por outro lado, um “processador” humano pode não ser confiável se ele não está descansado o suficiente. “

Por que é chamado de Archimedes?

Ele explica: “Assim como seu próprio xará, Arquimedes é o nome de um antigo inventor grego, famoso por seu uso do sol refletido para iluminar os navios em chamas, entre muitos outros feitos notáveis. Como foi o uso de luz que nos interessa, e, claro, tudo na música eletrônica precisa de um apelido, este tornou-se o nome perfeito como codinome do projeto “

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *