Multiplicidade entrevista: Jakob Bro Trio + Taragana Pyjarama + Dmtr.org

Hoje, a partir das 19h, um pedaço da Dinamarca invade o Teatro do Oi Futuro Flamengo. Para explicar precisamos voltar um pouco no tempo: no final do ano passado nosso curador esteve numa viagem cultural convidado pelo instituto dinamarquês para conhecer o distante e instigante mundo artístico nórdico, especificamente a moderna cidade de Copenhague. Durante uma intensa semana, Batman seguiu junto com outros produtores, num roteiro inusitado de eventos que misturavam performance, teatro, moda e música experimental. Voltou encantado com tanta vanguarda.

E por isso que logo mais dois grandes nomes da música dinamarquesa, Jakob Bro Trio e Taragana Pyjarama (aka Nick Eriksen), se apresentam ao lado de do VJ brasileiro Dmtr.org e promovem aqueles encontros que já são nossa marca registrada. Outra tradição nossa é aquela entrevista antes da perfomance, certo? Reunimos os três e batemos um papo. Confira!

Taragana

Blog Multiplicidade> Como vocês receberam o convite para o Multiplicidade?

DMTR.ORG> Ano passado participei do evento Diatipo e conheci pessoalmente o Billy Bacon por conta do calendário lunar. Ele acabou mencionando meu trabalho pro Batman Zavareze e logo acabamos nos conhecendo pessoalmente em São Paulo. Surgiu a vontade de colaborar em projetos e eis que a primeira colaboração é minha participação no Multiplicidade!

TARAGANA PYJARAMA> Para falar a verdade, eu não sabia muito sobre o festival, mas estou ansioso para o show. Parece que há muita expectativa em torno do evento.

JAKOB BRO TRIO> Também estou bem ansioso para o show!

JAKOB BRO (1)

BM> Quais são as principais influências de vocês?

D> É difícil dizer porque olho para muitas coisas diferentes. Mas pra citar algo: Idea Magazine do japão dos anos 70, Design gráfico suíço dos anos 60, computação gráfica de 60, 70 e 80 onde os recursos eram limitados, vejo muito pensamento e economia gráfica em todos esses lugares.

TP/Nick> As principais influências estão nas pequenas coisas da vida. Muitas vezes, acho que podem ser alguns sons que encontrei na internet, os clipes do YouTube, por exemplo. Algo que me faz querer acrescentar algo novo para o meu trabalho. Acordes, harmonias… eu ando obcecado com progressões de acordes, não de uma forma teórica, mas os sentimentos que eles provocam na gente.

JBT> Eu tenho muitas… é difícil citar algumas, então vou dizer o que ando ouvindo no momento: Mark Hollis, Old and New Dreams, Sonny Rollins, Thelonious Monk, Talk Talk, Arvo Pärt.

DMTR

BM> Dimitri, conta pra gente sobre os softwares que você utiliza? Você chegou a desenvolver algum específico para a performance no Multiplicidade?

D> Desenvolvi os dois os softwares que usarei nas performances. O convite para o festival me incentivou a dedicar tempo e atualizar ieias.

BM> Tagarana, você é de um país que é conhecido por sua criatividade musical. Como isso afeta o seu trabalho?

TP> Essa é uma boa pergunta! Eu realmente não sei, mas o ambiente exerce algum tipo de influência. É difícil dizer exatamente o quê. Eu gosto da Dinamarca e não me mudaria daqui. Eu amo o inverno, os dias escuros e frios, sempre fico muito criativo nesse período.

JAKOB BRO (2)

BM> E ainda falando sobre influências: como o jazz entrou na sua vida, Jakob?

JBT> Foi meu pai me apresentou ao jazz. Eu comecei a tocar trompete aos 5 anos e aos 8 anos entrei para a banda dos meus pais, aí troquei o trompete por um instrumento de percussão. E cresci ouvindo Louis Armstrong, Count Basie, Ellington…

Excelentes referências, Jakob. Sem dúvidas, será uma perfomance inesquecível e cheia de influências.

E você? Já confirmou presença no evento? Confirma e garanta seu ingresso! Nos encontramos daqui a pouco!

***

FESTIVAL MULTIPLICIDADE 10 ANOS
4º edição 2014
Data: 18 de setembro
Local: Oi Futuro Flamengo
Enderço: Rua Dois de Dezembro 63 – Flamengo
19h: Teatro
Jakob Bro Trio (DIN) + Dmtr.org (BRA)
Entrada: R$20 / R$10 (meia-entrada)
Bilheteria Oi Futuro Flamengo e Ingresso Rápido
Lotação do teatro: 72 lugares
20h: Nível 1
Taragana Pyjarama (DIN) + Visual: Dmtr.org (BRA)
Entrada:Gratuita
Classificação etária: Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *