INSTALAÇÃO _ Chamada ao Trabalho / Belfast

sonscidade

Os ruídos acumulados em uma memória sonora podem até ser evocados na lembrança, mas raramente ficam armazenados com a mesma precisão de uma paisagem ou de uma cena.

Talvez por isso os cinco habitantes de Belfast (Irlanda do Norte) tenham ficado igualmente surpresos e encantados ao serem procurados por um grupo de artistas interessados em suas memórias sonoras.

Professor do SARC (Sonic Arts Research Center), em Belfast, o português Pedro Rebelo juntou seus alunos de doutorado para colher as memórias dos habitantes e organizá-las em um projeto poético sobre a relação entre as paisagens urbanas e seus contornos sonoros. Depois de entrevistas e muita pesquisa de campo, Matilde Meireles, Rui Chaves, Aonghus McEvoy e Rebelo criaram as quatro instalações dentro do projeto Os Sons da Cidade, que será aberta no Parque Lage.

O então grupo realizou um mapeamento sonoro da cidade, compilando ruídos, música e depoimentos em uma instalação. Essa obra, que utiliza diversos tipos de saída de som (como caixas eletroacústicas e megafones), estará instalada na Rua 1 do Parque Lage e aberta a visitação sábado e domingo, dias 7 e 8.

===========================================

Chamada ao Trabalho / Belfast
Com Pedro Rebelo, Matilde Meireles, Rui Chaves e Aonghus McEvoy IRL/PORT

Sábado e Domingo, dias 7 e 8 de Dezembro
Horário: 10h00 às 22h00
Local: Rua 1

Lotação: circulação normal do Parque Lage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *