Multi_05_2011 – Embolex – Caixa Prego

Surgido em meados de 2001, o Embolex é um coletivo de São Paulo cujas performances utilizam processos colaborativos para criar novos sons e imagens manipulados digitalmente. O objetivo é expressar o que se denomina como cultura do remix e do sampling, onde, além de vozes, estão presentes também instrumentos acústicos, eletricos e digitais.

Apresentando pela primeira vez no Rio de Janeiro o trabalho Caixa Prego, o grupo realiza uma colagem com imagens de fotos, cartões postais e vídeos de viagens coletadas entre amigos e anônimos, criando um verdadeiro mosaico que mistrura diversos pontos do planeta, junto à uma trilha composta por mashups no melhor estilo guettotech.

Qualquer material cedido vira matéria prima para recorte e colagem audiovisual, onde os membros do coletivo costuram músicas e imagens, criando um mosaico colaborativo. Misturando estilos musicais, elementos culturais e outras particularidades globais, cria-se um verdadeiro mashup audiovisual, utilizando também trechos de filmes, documentários e vídeos disponíveis na internet.

Com mixtape do Caixa Prego lançada em 2010, com músicas de Martinho da Vila, Mr. Oizo, The Rapture, Paul McCartney, Chico Correa, Lucas Santanna, entre tantos outros artistas remixados e costurados, o Embolex recebeu diversas críticas favoráveis, tanto em meios especializados nacionais e internacionais.

O coletivo acumula apresentações em diversos locais, desde festivais e centros de arte, como o SESC em São Paulo e Belo Horizonte, Tate Gallery em Londres (Reino Unido), até locais inusitados como a favela Jardim Leme (São Paulo).

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WwdldQd5Ang]

Além dos cinco integrantes do Embolex, o Caixa Prego conta ainda com as participações do MC Rodrigo Brandão (Mamelo SoundSystem) e Dengue (Nação Zumbi) para essa apresentação. 

Site oficial: www.embolex.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>